Fibras
preferidas
A extração, processamento e produção das matérias-primas utilizadas nos nossos produtos contribuem significativamente para a pegada ambiental da GANT. Além disso, os riscos relacionados com o trabalho e os direitos humanos podem ser críticos nesta parte da cadeia de valor. Materiais de origem responsável e devidas diligências sociais e ambientais são duas formas de abordar estes desafios na GANT.
Na GANT, cerca de 88% dos materiais que utilizamos provêm de fibras naturais. O algodão é a nossa fibra mais utilizada, correspondendo a 77% da nossa utilização total de material. Os materiais naturais são renováveis e não emitem microplásticos, mantendo simultaneamente a qualidade e durabilidade pelas quais um produto GANT é reconhecido.
Relatórios e Estratégias
The sustainable fiber
staircase strategy
As opções que fazemos ao escolher as matérias-primas para os nossos produtos são cruciais quando se trata do impacto que têm nas pessoas, animais, clima, água, ambiente e no planeta. É por isso que desenvolvemos a estratégia em escada da fibra sustentável para gerir estes impactos. A escada baseia-se em dados científicos e de avaliação do ciclo de vida. A escada inclui um roteiro sobre como fazer a transição de materiais de origem convencional para alternativas de origem mais responsável.
As metas são:
- Em 2022, atingimos a nossa meta de ter 100% de algodão de origem responsável. Todo o algodão convencional é substituído por alternativas mais responsáveis, tais como Better Cotton, algodão orgânico, algodão reciclado, algodão em conversão ou algodão regenerativo.
- Até 2025, 100% dos materiais essenciais serão obtidos de forma responsável, convertendo todos os materiais essenciais de alternativas convencionais para alternativas mais responsáveis.
O progresso até
o momento
O material de origem responsável inclui a quota de materiais dentro de todas as categorias de fibras que têm atributos de sustentabilidade. Para o algodão, isto inclui Better Cotton, algodão orgânico e algodão reciclado. Para os sintéticos, isto inclui fibras recicladas. Para fibras animais, isto inclui lã certificada, penas de ganso e outras penas e lã sem a prática do Mulesing. Para materiais à base de plantas e fibras celulósicas produzidas pelo homem, estão incluídas fibras certificadas FSC e PEFC.
Algodão
O algodão representa 77% do material utilizado na GANT e é, portanto, um material prioritário na estratégia "The sustainable fiber staircase". Em 2023, 92% do algodão foi adquirido como Better Cotton e 7,5% era algodão orgânico. O algodão reciclado e o algodão em conversão também são utilizados nos nossos produtos, mas atualmente representam menos de 1% do uso total de algodão. No futuro, continuaremos a trabalhar com a percentagem do algodão, aumentando a quota de algodão cultivado organicamente para reduzir o impacto causado pelas matérias-primas.
Material sintético
A iniciativa "The Responsible Polyester Staircase" promove a transição para um poliéster mais reciclado. Em 2023, 43% do poliéster foi reciclado.
Até 2025, pretendemos que todo o poliéster utilizado pela GANT seja reciclado e certificado com o Global Recycled Standard ou Recycled Content Standard para atingir o objetivo de fornecimento responsável. Hoje, todos os enchimentos sintéticos devem ser reciclados nos nossos agasalhos.
Materiais derivados de animais
A GANT tem uma Política de Bem-Estar Animal para incentivar, promover e garantir as boas práticas de produção animal e o tratamento dos animais com respeito. Exigimos que todas as partes que fornecem produtos relacionados com animais cumpram as Cinco Liberdades definidas pelo EU Farm Animal Welfare Council/World Organization for Animal Health (OIE).
A política de bem-estar animal inclui:
- As matérias-primas provenientes de animais só podem ser um subproduto da produção de carne.
- A lã deve ser proveniente de produtores com boa criação animal.
- Não é permitido Mulesing. Toda a lã utilizada pela GANT não contém mulesing.
- Todo o angorá deve ser certificado com o Responsible Mohair Standard (RMS).
- Toda a penugem e penas devem ser certificadas com o Responsible Down Standard (RDS) e não devem ser provenientes de práticas de depenagem viva ou alimentação forçada.
- Não são permitidos pelos, espécies ameaçadas, animais enjaulados, mohair, pelo de coelho ou angorá não certificada na GANT.
Materiais à base de plantas e fibras celulósicas artificiais
Os materiais à base de plantas e as fibras celulósicas artificiais representam aproximadamente 4,6% da utilização de materiais da GANT e consistem principalmente em linho, viscose e liocel.
- Viscose e liocel: a GANT fornece fibras certificadas FSC e PEFC, o que significa que provêm de florestas geridas de forma responsável. O objetivo é que todas as fibras celulósicas produzidas pelo homem sejam adquiridas de forma responsável até 2025.
- Linho: A GANT tem preferência pela utilização de linho proveniente de sementes certificadas de linho europeias.